terça-feira, 21 de junho de 2011

Resumo do filme Temple Grandim

O filme Temple Grandin está repleto de semiótica,

          Logo no inicio do filme podemos identificar índices fortes, como por exemplo: A visão do calor, o comportamento de Temple, o carinho da tia, etc. O filme também tenta nos mostrar um pouco de como temple interpreta o mundo ao seu redor, por imagens e animações que mostram ângulos, expressões idiomáticas expressadas ao "pé da letra". O filme também se aprofunda em vários aspectos de como o mundo vê Temple mesmo conhecendo suas diferenças.
         O filme também nos passa uma imagem de como Temple é genial e esforçada, seus esforços no entanto só mudam quando ela se abre para a ajuda de outras pessoas, sendo uma pessoa com autismo temple não suporta ser abraçada, nós percebemos ao longo do filme a dificuldade que sua mãe tem de se conectar com ela, no entanto quando temple começa a perceber que não precisa ficar "só" o resto da vida e que as outras pessoas muitas vezes estão disposta a ajuda-la ela dá "vida" a metáfora mais linda do filme (Que é repetida várias vezes dando noção da profundidade dela para a protagonista).
        Por fim, esse filme usa uma linguagem profunda para explicar a condição de Temple como autista, explicar que eles sentem falta do "abraço" e do carinho ,mas que há um bloqueio para isso. Outra metáfora importante a ser citada é a frase recorrente de sua mãe : "Different , not less" ( Diferente ,mas não menor). O filme de Temple Grandim conta uma história de uma pessoa genial que interpreta o mundo diferente de nós e mostrando o quão é importante aceitar essas opiniões diversas para o crescimento e aprimoramento da humanidade.


"A natureza é cruel, mas isso não significa que nós temos que ser". - Temple Grandin

2 comentários:

  1. LINDA HISTÓRIA, ENSINA QUE PRECISAMOS PERCEBER O OUTRO NAS SUAS LIMITAÇÕES. SENDO ASSIM, O RESPEITO FUNDAMENTAL PARA O CONVÍVIO.

    ResponderExcluir
  2. LINDA HISTÓRIA, ENSINA QUE PRECISAMOS PERCEBER O OUTRO NAS SUAS LIMITAÇÕES. SENDO ASSIM, O RESPEITO FUNDAMENTAL PARA O CONVÍVIO.

    ResponderExcluir