quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que é Semiótica ?

A semiótica é uma filosofia e uma ciência que estuda os símbolos e signos. Só isso ? Sim, mas fica bem complexo quando categorizamos esse estudo, essa ciência na sua ramificação pierceriana (a qual estamos estudando ) trata que todos os elementos são como símbolos , esses foram dessecados e apresentados como uma "trindade", onde possuimos os seguintes elementos: A Primeiridade, a Secundidade e a Terceiridade .
A primeiridade: é o primeiro contato com o elemento, ele está associado a uma experiência de contato, onde o observador não interpretou o objeto (pode também ser um som ou qualquer elemento que lhe é apresentado). Em outras palavras é a primeira impressão causada.
A secundidade: é a primeira impressão que temos ao vislumbrar um objeto ou símbolo, apesar de ser uma interpretação ela ainda não está sob nosso controle , ela pertence mais ao seu inconsciente do que ao seu estado consciente, é nesse momento que esse símbolo toma uma forma para o observador.
A terceiridade: é a experiência do consciente associando aquela informação, todos os elementos que nos deparamos geram uma interpretação do nosso consciente que variam de sensações, sentimentos , desejos e etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário